Como funciona o marketing digital?


Em uma era baseada na Internet, em que a grande maioria das compras é feita online, as empresas em todo o mundo deram o salto revolucionário da publicidade em outdoor, jornais e revistas impressos para a publicidade digital.


O marketing digital não é apenas uma ferramenta de marketing de tendência, é a forma mais eficaz de marketing que foi descoberta até o momento. E os resultados são extremamente visíveis.


Com a ajuda do marketing digital, as empresas ultrapassaram as limitações de divulgação, comunicação e interação e descobriram lucros imensos com leads online.


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Marketing digital é muito mais do que aparenta e do que se define habitualmente. É o milagre da tecnologia avançada que ajudou empresas em todo o mundo a florescer.


Vamos começar definindo o que é marketing digital.


O que é marketing digital?


O marketing digital é um meio de atingir os objetivos de negócio através do auxílio de plataformas digitais, promovendo os produtos ou serviços da empresa. O termo ganhou imensa popularidade nos últimos anos e agora é um dos termos mais usados ​​em todos os lugares, incluindo pequenas e grandes empresas.


Algumas das estratégias mais conhecidas de marketing digital são:

  • Otimização do mecanismo de pesquisa (SEO).

  • Publicidade paga por clique (PPC).

  • Marketing para sites.

  • Marketing de conteúdo.

  • Mídias Sociais.

  • E-mail marketing.

  • Marketing de Afiliados.

A publicidade e o marketing online acontecem em muitas formas. Saber qual conjunto de ferramentas digitais usar para seu negócio específico pode ajudá-lo a planejar adequadamente e cumprir suas metas de marketing com eficiência.


A maneira como o marketing digital funciona


O marketing digital usa várias estratégias para atingir um objetivo principal por meio de diferentes rotas.


Pense no marketing digital como uma empresa, as estratégias são os funcionários que atuam em diferentes departamentos. Todos os colaboradores trabalham para a mesma organização com um motivo; para tornar o negócio bem-sucedido.


Da mesma forma, todas as estratégias de marketing digital trabalham juntas para gerar tráfego, criar consciência e transformar leads em clientes para o negócio.


A partir dessas reflexões e informações, vamos nos aprofundar em mais detalhes sobre as sete principais estratégias de marketing digital que mencionamos anteriormente.


1 – Otimização do mecanismo de pesquisa (SEO)


Sempre que você precisa saber ou comprar algo, a primeira coisa a fazer é pesquisar no mecanismo de busca Google (podem ser utilizados outros buscadores, mas o Google é disparado a principal opção dos usuários). Quando os resultados são entregues, o consumidor geralmente encontra o que está procurando na primeira ou na segunda página de pesquisa do Google.


É aí que o SEO entra em jogo. Tornar o seu site SEO amigável é uma das etapas mais importantes do marketing digital. Sem otimizar seu site para se adequar aos mecanismos de pesquisa, você ficará para trás nas pesquisas e perderá a oportunidade de obter leads em potencial e exposição para o seu negócio.


Leva tempo, esforço e paciência para gerar tráfego orgânico para o seu site, mas se você não quiser pagar para aparecer na primeira página do mecanismo de pesquisa do Google, o SEO é o caminho a percorrer.


A implementação de SEO é gratuita e aumenta o tráfego do site gradualmente ao longo do tempo.


2 – Publicidade paga por clique (PPC)


Utilizando uma abordagem bem simples, cada vez que um usuário clica em seu anúncio patrocinado, você teria que pagar pelo clique realizado. É a maneira mais fácil e rápida de obter tráfego para seu site. O tráfego recebido por meio desse método não é considerado orgânico.


No entanto, ainda é importante usar a publicidade PPC, pois o SEO leva tempo para funcionar para gerar tráfego orgânico. Por isso é tão comum observarmos sempre a existência de diversos anúncios pagos, os chamados links patrocinados.


Vale ressaltar que os anúncios pagos são utilizados também nas redes sociais, principalmente por meio do Facebook Ads, que abrange ações patrocinadas no próprio Facebook, Instagram e até mesmo no Youtube.


3 – Marketing para sites


Seu site, no caso do e-commerce sua loja virtual, é um dos maiores ativos de marketing que podem ajudar seus clientes em potencial a encontrar o que procuram e fazer a compra final.


Um comprador médio passa uma quantidade significativa de tempo em um site antes de tomar a decisão final de compra. Sua responsabilidade é fornecer uma excelente experiência ao usuário que mantenha seu potencial consumidor em sua loja por mais tempo.


Eles devem encontrar facilmente informações sobre seus produtos e serviços desejados. Sua loja representa sua empresa, ela é o seu negócio online, portanto, certifique-se de causar uma boa impressão nos visitantes.


Ao criar uma loja virtual, lembre-se dos gráficos, do design e do layout geral da página. Certifique-se de que ele seja compatível com dispositivos móveis, pois é onde a maioria dos consumidores está.


4 – Marketing de conteúdo


O marketing de conteúdo ocupa um lugar valioso no mundo do marketing digital. Qualquer que seja a estratégia de marketing online que você tenha, sem o marketing de conteúdo você não será capaz de construir a base de clientes, marca e engajar seu público-alvo para ter interesse em seu negócio.


Basicamente, o marketing de conteúdo trata de promover seu negócio por meio da interação com seus clientes e convencê-los a fazer uma compra. Algumas formas de marketing de conteúdo são: Vídeos, Depoimentos, Ebooks, Podcasts, Infográficos, Postagens em Blogs, Postagens em Redes Sociais e a lista continua.


Tudo isso pode contribuir para fazer parte de sua campanha de marketing digital, o que ajuda a conscientizar os consumidores sobre o negócio.


5 – Mídias sociais


Uma das formas mais populares e eficazes de marketing digital são as mídias sociais. A mudança revolucionária que a mídia social trouxe para a mesa do marketing empresarial é incomparável.


Com o número cada vez maior de usuários de redes sociais em todo o mundo, é incrível quanta exposição sua empresa pode obter. E com todos os dados comportamentais do consumidor, você não vai precisar dar tiros no escuro para um marketing de sucesso.


A mídia social é sua medalha de ouro para pregar sobre seus produtos e serviços enquanto está em contato com seus clientes em potencial em uma plataforma na qual eles passam a maior parte do tempo.


Além de fornecer atendimento ao cliente, você pode usar as redes sociais para veicular campanhas publicitárias, concursos, criar conteúdo criativo e envolvente e pode até se tornar viral.


6 – E-mail marketing


De acordo com a Forbes, uma pessoa tem o costume de verificar seus e-mails 15 vezes por dia, mas o número poderia ser mais.


O e-mail marketing pode não ser a fonte primária para gerar novos leads para o seu negócio, mas é mais frequentemente usado como uma forma de comunicação com o seu cliente, que gostou dos seus serviços ou produtos e optou por se inscrever para receber as atualizações do seu negócio.


Suas chances de conseguir clientes satisfeitos que continuam comprando de você aumentam por meio do marketing por e-mail. A maioria das empresas usa o e-mail marketing para enviar boletins informativos semanais, ofertas promocionais e atualizações sobre seus produtos e serviços.


7 – Marketing de Afiliados


Esta forma de marketing envolve ter um embaixador da marca para o seu negócio, que o ajuda a interagir com os consumidores em potencial e recomendar os serviços e produtos do seu negócio por uma comissão ou pagamento.


Você pode até alcançar influenciadores e indivíduos de sucesso no mundo do marketing digital e pagá-los para promover sua empresa para um grande número de público.


Ter um melhor entendimento de como cada segmento de marketing digital pode contribuir para o seu negócio ajudará você a determinar a estrutura de marketing digital que você deseja criar e executar.


O marketing digital no e-commerce


Até agora, aprendemos sobre o que é marketing digital, como funciona e as várias ferramentas de marketing digital que as empresas usam. Agora vamos pensar especificamente nas lojas virtuais e nos empreendedores que trabalham com vendas online.


Para fazer o marketing digital funcionar para o seu e-commerce, você deve criar uma estratégia que seja exclusiva para as necessidades do seu público-alvo e da sua loja. O marketing na Internet permite diversas possibilidades e inúmeros caminhos.


Você pode usar algumas ou todas as ferramentas combinadas para sua campanha de marketing digital, dependendo do ramo de atuação da sua loja, seu público-alvo preferido, objetivos de negócios e tamanho de sua empresa.


Usando a forma certa de marketing digital, você será capaz de atrair potenciais consumidores para o seu negócio, criar consciência, envolvê-los e encurtar a jornada do comprador.


Descobrir o mundo do marketing digital pela primeira vez pode parecer bastante complicado e isso é muito normal. O ideal é que você não tente fazer tudo sozinho. Por isso procuramos sempre fornecer conteúdos, informações e dicas para te auxiliar nesse sentido.


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